Buscar
  • yara223

EXPLICANDO CONSTRUÇÕES PARA VOCÊ.

ESTACAS EM ÁREA DE MATACÕES OU CAMADA DE PEDREGULHOS


Sondagem Convencional pode não detectar, Matacões (sào blocos de pedra encontrados no subsolo) ou Camada Robusta de Pedregulhos, ao iniciar a execução do estaqueamento.


Sugerimos 2 procedimentos:


A – Utiliza-se Estacas Hélice Contínua (figura) de grande diâmetro em camada de pedregulhos encontradas no subsolo. O procedimento inicia com um furo teste, com broca de diâmetro menor que facilitará o rompimento da camada de pedregulhos, para passar a primeira estaca, abrindo caminho para as demais estacas poderem passar.


B - No caso de se encontrar Matacões, é mais econômico mapear o terreno fazendo “Furos Teste”. Para isso, usando-se: Sondagem Convencional e Projeto de Estacas. Esse procedimento é mais rápido e barato que os Furos da Sondagem Convencional.


Os “FurosTeste” terão a mesma profundidade prevista para as Estacas, porém, o equipamento de Estacas Escavadas só pode trabalhar acima do Lençol Freático e atinge no máximo 16 metros de profundidade.


Figura- Estaca Hélice

Em resumo:

1 - É possível ultrapassar a Camada de Pedregulhos, iniciando as Estacas Hélice com um diâmetro, rompendo mais facilmente a camada de Pedregulho depois executar o Estaqueamento Projetado.

2 - É possível fazer um teste com furos de equipamento de “Estaca com trado Helicoidal” (em caminhão ou Minitrator de Esteira) mapeando-se os matacões.

3 - Feito o mapeamento é possível avaliar a troca de Estacas Tipo Hélice para Estacas Escavadas com Trado Helicoidal.

4 - Caso não se consiga fugir das

Matacões a solução será utilizar Micro Estacas, muito caras e de execução muito trabalhosa.

6 visualizações

Especialista na construção e reforma de unidades industriais, residenciais, edifícios, escolas e estabelecimentos comerciais. Nossa atuação no mercado se destaca pela qualidade, rapidez e competência no desenvolvimento em todas as áreas.

  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2023 PME.

Venha nos visitar
Atendimento

Rua Cipriano Barata, 2692 - Ipiranga, São Paulo, SP

Segunda a sexta das 8h às 18h

Sábado das 8h às 13h

(11) 2914-1158     WhatsApp Empresarial

(11) 94747-1564   WhatsApp

mara@gmvengenharia.com.br